Diário de Campo
PIBID GEOGRAFIA FAFIDAM
" A ESCOLA COMO LUGAR DE VIVÊNCIA:
INOVAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA "
Coordenação
Maria Anezilany Gomes do Nascimento
Bolsistas
Adriana Lima Moreira
Aline de Sousa Maia
Cláudia Simone Lemos de Almeida
Diene Karine Maia
José Natanael Nunes Pereira de Lima
Jéssica Liana de Sousa
Lais Paula Barbosa
Layanne Suely Cavalcante Santana
Milena Oliveira Holanda
Monikarla Bezerra Chaves
Maria Valéria de Sousa Lima
Silvânia Maia de Sousa
Raianny Sara Ferreira da Silva
Railson Carlos Ferreira da Silva
Professoras Supervisoras
Maria Daniely Freire Guerra
Rosa Ely Baltazar da Costa
Escolas participantes
E.E.F.M. Arsênio Ferreira Maia
E.E.M. Lauro Rebouças de Oliveira
------------------------------------------------------------------
Introdução
Olá, este Diário de Campo constitui-se de relatos e
reflexões das experiências e atividades realizadas pelo PIBID do curso de Geografia
da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, campus da Universidade
Estadual do Ceará – UECE, na cidade de Limoeiro do Norte - CE.
As atividades foram realizadas na Escola de Ensino
Fundamental e Médio Arsênio Ferreira Maia e na Escola de Ensino Médio Lauro Rebouças
de Oliveira, ambas localizadas na zona urbana da cidade de Limoeiro do
Norte, Ceará.
------------------------------------------------------------------
Atividades do Subprojeto
# Oficinas de Croquis
As Oficinas
de Croquis ocorreram nos dias 17 e 19 de outubro de 2012 na Escola
Arsênio Ferreira Maia e no dia 01 de novembro de 2012 na Escola Lauro Rebouças
de Oliveira. Utilizando-se de suas apreensões sobre o entorno da escola, de
imagens do Google Earth e orientações dos bolsistas e das professoras supervisoras,
os alunos que participaram desta atividade retrataram em cartolinas os
principais pontos existentes nas medições da escola. O resultado foi a produção de três croquis
onde os espaços retratados e pontos lembrados foram diversificados.
Essa
atividade proporcionou um melhor reconhecimento cartográfico e observação de
elementos importantes do cotidiano e da paisagem dos estudantes, pelos quais
muitas vezes estes reconheceram passar desapercebidos. Ao final, tivemos como resultados a produção
de quatro Croquis diferentes, com representações cartografias de áreas do
entorno da escola e do Centro da cidade.
Um
destaque especial para essa atividade foi o interesse que alguns alunos da
Escola Arsênio Ferreira Maia tiveram em fazer um Croqui sobre sua comunidade. A
sugestão foi acatada e um grupo de alunos fizeram a representação espacial da
comunidade de Córrego de Areia, interior de Limoeiro do Norte.
# Caminhadas de
Reconhecimento
As
Caminhadas de Reconhecimento foram realizadas nos dias 26 de outubro de 2012,
no entorno da Escola Arsênio Ferreira Maia; 06 de novembro de 2012, na
Comunidade de Córrego de Areia; e 08 de novembro de 2012 no entorno da Escola
Lauro Rebouças de Oliveira.
Nesta
atividade alunos e bolsistas percorreram os espaços cartografados nas Oficinas
de Croquis. Os alunos estiveram a frente desta caminhada, mostrando os
elementos e pontos que eles consideravam importantes na paisagem e lugares
visitados.
Além
de aguçar as percepções e capacidade de leitura espacial das potencialidades
e problemáticas dos espaços do entorno das escolas, bem como da Comunidade
Córrego de Areia, distante da sede, mas onde vivem grande parte dos alunos da Escola
Arsênio Ferreira Maia envolvidos nas atividades do Subprojeto, essa atividade
proporcionou um fortalecimento da aproximação dos licenciandos com os alunos e desses com as possibilidades de estudos e pesquisas da ciência geográfica.
# Rodas de Conversa
As
Rodas de Conversa foram realizadas nos dias 06 de dezembro de 2012, na Escola
Lauro Rebouças de Oliveira, e nos dias 04, 05, 11 e 13 de dezembro de 2012 na
Escola Arsênio Ferreira Maia. Essa atividade teve como narradores alguns
funcionários, ex-funcionários, professores e ex-alunos das escolas, que socializaram suas experiências e memórias relativas à história das escolas.
Nessa
atividade ocorreu a exibição do documentário “Pelos Caminhos da Memória”, que
retrata o processo de remoção dos moradores de Jaguaribara para a nova cidade.
Ao passo que as falas dos narradores iam recordando pontos importantes da história da
escola, os bolsistas faziam a construção de uma linha do tempo.
Como
trabalham com recordações e fatos históricos, as Rodas de Conversa é uma
atividade longa e continua sendo realizada via entrevistas e pesquisas. Como produto final dessa atividade está sendo confeccionado dois documentários sobre a história das escolas.
# FOFAs
As FOFAs (Fortalezas,
Oportunidades,
Fraquezas
e Ameaças)
foram realizadas entre os dias 31 de janeiro e 14 de fevereiro de 2013. Essas atividades
buscaram fazer com que os alunos refletissem e construíssem visões críticas sobre
temas do contexto local relacionando-os com o global.
Na Escola
Arsênio Ferreira Maia os assuntos foram relacionados aos conteúdos que estavam
sendo trabalhados nas aulas como solos, clima, indústria e agricultura. Assim,
os alunos buscaram apontar as fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças
presentes nos recursos naturais e nas atividades humanas, enfocando os impactos gerados pela ação humana ao meio ambiente.
Na Escola
Lauro Rebouças de Oliveira as FOFAs tiveram como tema norteador a Região
Nordeste, que seria o tema do PANELARTE 2013. Os alunos refletiram sobre as
disparidades naturais e socioeconômicas existentes na região e para as
influencias e estereótipos gerados pela mídia. Cultura, turismo, seca e
prostituição foram alguns dos pontos refletidos pelos alunos e retratados em no Varal de Fotos e Notícias.
# Oficinas de Conceitos
Temáticos
Essa
atividade teve como objetivo trabalhar os principais conceitos utilizados pela Geografia:
Espaço,
Lugar,
Paisagem,
Região
e Território.
Esses conceitos foram trabalhados em sala de aula durante os meses de Abril e
Maio de 2013.
Cada
aluno foi instigado a fazer um desenho que representasse um ou mais conceito de
forma espontânea. A cada aula foi sendo trabalhado um conceito utilizando os desenhos
dos alunos como suporte para a discussão. Os desenhos motivaram os alunos a
irem montando os conceitos e vendo suas diferenças e similaridades, observando
que alguns desenhos continham mais de um conceito, observando os múltiplos
olhares que podem existir em um recorte espacial e a importância do contexto
temporal na análise da transformação do espaço.
# I Colóquio de Ensino
de Geografia
O I
Colóquio de Ensino de Geografia foi realizado nos dias 20 e 21 de junho de
2013, na FAFIDAM. O objetivo do evento era possibilitar um espaço de reflexões
e discussões sobre o ensino de Geografia, estágio supervisionado, formação de
professores, produção de material didático e de metodologias de ensino-aprendizagem e sobre o papel do Estado no sistema educacional brasileiro.
O
Evento também tinha como propósito a participação de professores e alunos da
educação básica, buscando contribuir com uma maior proximidade entre os espaços
de formação e atuação de professores, e assim permitir reflexões que juntam o vigor
dos licenciandos com a experiência dos professores atuantes nas escolas, bem como se configurando como uma possibilidade de formação continuada para esses.
O I
Colóquio de Ensino de Geografia estruturo-se de Mesas Redondas, Conferencia,
Espaços de Diálogos e Grupos de Trabalho.
# Oficinas de Cartilhas
Temáticas
Essa
atividade foi desenvolvida entre os meses de outubro e novembro de 2013. As cartilhas foram confeccionadas pelos alunos sob
orientação dos bolsistas e das professoras supervisoras.
Na
Escola Arsênio Ferreira Maia, os temas das cartilhas foram escolhidos de acordo
com os conteúdos das aulas como: guerra fria, segunda guerra mundial e globalização.
Já na Escola Lauro Rebouças de Oliveira, as
cartilhas tiveram os seguintes temas: resíduos sólidos, fontes de energia, água e áreas verdes. Esses temas foram retirados do projeto “Jovem de Futuro”, que também acontece na escola.
------------------------------------------------------------------
Outras Atividades e Ações
# Encontros Semanais –
Quarta Sagrada
Desde o início das atividades do Subprojeto, em agosto de
2012, são realizados encontros com a finalidade
de planejar e avaliar as atividades, ações e visitas que são realizadas nas
escolas e na universidade, bem como, para realizar estudo de textos. Os
encontros ocorriam nas quartas-feiras, carinhosamente apelidada de Quarta Sagrada,
com a participação da coordenadora de área, dos professores supervisores e dos
bolsistas.
Como resultados teve-se as reflexões sobre o agir e o
caminhar das ações realizadas pelo programa, compartilhando contribuições e
potencialidades individuais para o grupo e planejando e avaliando as ações,
atividades desenvolvidas e a produção e socialização de materiais necessários
para a divulgação e realização.
Além da Quarta Sagrada, ocorreram outros encontros, em horários
alternativos e flexíveis, para o planejamento e realização de atividades
complementares do Subprojeto, como produção de cartazes, logomarcas, manutenção
do Blog, atualização do banco de imagens, produções acadêmicas, visitas as
escolas, pesquisas, entrevistas, filmagens,
planejamento de atividades, dentre outros.
# Apresentações e
lançamentos do Subprojeto nas Escolas
Nos
dias 11 e 17 de setembro de 2012, foi realizado respectivamente nas escolas
Arsênio Ferreira Maia e Lauro Rebouças de Oliveira, a apresentação do
Subprojeto PIBID Geografia FAFIDAM, da coordenação de área, das professoras
supervisoras e dos bolsistas, para ao núcleo gestor e o quadro de professores. O
objetivo era socializar e discutir as atividades, os objetivos e as metas do
Subprojeto.
Já
nos dias 11 de outubro de 2012 na Escola Arsênio Ferreira Maia e no dia 17 de outubro na Escola Lauro Rebouças de Oliveira, ocorreu o lançamento do
Subprojeto para toda a comunidade escolar. Além da apresentação formal do Subprojeto,
seus objetivos e atividades propostas, foi realizada uma apresentação teatral e
uma ciranda explicando o sentido das rodas de conversa, da memória e do trabalho
em grupo. Iniciaram-se na oportunidade as inscrições das primeiras atividades
que seriam realizadas.
# Feiras de Ciências
As
duas escolas participantes do Subprojeto PIBID Geografia FAFIDAM realizam
anualmente suas Feiras de Ciência. Em 2012 e 2013 o PIBID Geografia FAFIDAM
esteve presente nessas feiras. Além da participação como ouvintes e
observadores, alguns bolsistas participaram como avaliadores dos trabalhos.
A
Feira de Ciências da Escola Lauro Rebouças de Oliveira ocorreu no dia 19 de outubro de 2012. Já a da Escola Arsênio Ferreira Maia, foi realizada no dia 29
de dezembro de 2012. A participação dos bolsistas em eventos nas Escolas se
mostraram de suma importância para a interação desses com a escola, professores e
alunos.
# Diagnóstico Escolar, Plataforma
Moodle/UECE, Formulário e Relatório CAPES
Como
todo projeto de extensão e formação, o PIBID possui um conjunto de formulários a
serem preenchidos. Uma forma de prestação de contas, mas também de conhecimento
dos espaços de atuação e de reflexão das ações realizadas.
O Diagnóstico
Escolar foi realizado logo no inicio das atividades e teve grande
importância para a introdução dos licenciandos nas escolas e bem como no
contato com a dinâmica institucional delas.
O Relatório
Parcial de Atividades da CAPES foi realizado no fim do primeiro semestre
do Subprojeto e foi importante para a reflexão das atividades realizadas e do
desempenho do Subprojeto para a Escola, as Professoras Supervisoras,
Orientadora e para os Bolsistas.
Ao final do edital 2012/13, foi produzido o relatório final com a descrição das atividades realizadas, seus objetivos alcançados e suas contribuições para a escola e a universidade e para os professores e os bolsistas.
Ao final do edital 2012/13, foi produzido o relatório final com a descrição das atividades realizadas, seus objetivos alcançados e suas contribuições para a escola e a universidade e para os professores e os bolsistas.
# PANELARTE
O
PANELARTE é um evento realizado anualmente pela Escola Lauro Rebouças de
Oliveira com o objetivo de reunir a comunidade em torno de trabalhos e
apresentações realizados pelos alunos da escola. Cada edição o PANELARTE possui
um tema que retrata alguma personalidade, fato ou momento cultural da Região.
Em
2013 o PANELARTE ocorreu no mês de janeiro e com o tema “Nordeste
cantado por Luiz e amado por Jorge”, teve seus trabalhos voltados para o
centenário e as obras de dois grandes artistas nordestinos: Luiz Gonzaga e Jorge Amado.
O
PIBID Geografia FAFIDAM participou ativamente desta edição do evento com a
criação de uma Feira Nordestina, produzida com a ajuda dos alunos que pesquisaram
e trouxeram elementos da cultura regional e local para compor a feira. Além da
Feira, também foi exposto um Varal de Fotos e Notícias, feito pelos alunos das
turmas de primeiro ano da escola como resultado das FOFAS.
# Vivencia nas Escolas e
observação das aulas
Desde
que as atividades do PIBID Geografia FAFIDAM se iniciaram, os 14 bolsistas
passaram a frequentar as Escolas diariamente. Inicialmente as visitas eram para
observar os variados espaços e usos das Escolas, as relações dos alunos entre
si e com os professores, e para pesquisar dados institucionais. Depois
iniciou-se as observações das aulas e posteriormente a realização das
atividades.
Tendo ido além da sala de aula como campo de atuação e vivencia na Escola, os
bolsistas criam afinidades com o espaço, alunos, professores e funcionários das Escolas, entrando, assim, mais profundamente na dinâmica real da vida docente.
# O Blog
O Blog do PIBID Geografia FAFIDAM é uma
ferramenta de divulgação do Subprojeto e das suas atividades. O Blog conta com apresentação das escolas,
bolsistas e professores participantes do Subprojeto, lista e detalhes das
atividades desenvolvidas nas escolas, calendário de eventos relacionados a
Geografia e a educação e ao ensino em geral, indicações de filmes, fotos e outras
informações do PIBID Geografia FAFIDAM.
O Blog também foi uma importante
ferramenta para o I Colóquio de Ensino de Geografia, onde, além de divulga-lo
também era o canal de realização de inscrições on-line
no evento.
------------------------------------------------------------------
Participação em Eventos e Produções Acadêmicas
# XVII Semana Universitária da UECE (2012)
# IX Semana de História da FAFIDAM - III Simpósio de Estudos Históricos da FAFIDAM (2012)
# PRODOCÊNCIA (2012 – 2013)
# I Colóquio de Ensino de Geografia (2013)
# XII ENPEG (2013)
# XVIII Semana Universitária da UECE (2013)
------------------------------------------------------------------
4 comentários:
Muito bacana este projeto, aproveito para dizer que pretendo utilizar esse modelo de diário de campo em um projeto do curso de Sociologia em que estou inserido.
Obrigado,
Fernando Túlio - aluno do curso de Sociologia da Uninter na cidade de Ipatinga - MG
obrigado issuh me ajudou muito pra elaboa meu diário de campo
Sou a favor da narrativa em primeira pessoa, porque o texto na terceira pessoa é, ao meu ver, pelo menos aqueles que tenho visto aos montes por aí, extremamente superficial. Enche-se páginas e paginas de relatos sem dizer nada objetivamente. São textos muito pobres do ponto de vista da informação, textos sem detalhes, sem identidade, sem a marca de quem escreveu... quem leu um, leu todos. Lamentavelmente, se pede o texto na terceira pessoa para todos os trabalhos acadêmicos, como via de regra. Ao meu ver, perde-se com isso o que é mais importante: a descrição das impressões pessoais de quem viveu a experiencia em campo. É o que eu penso.
Parabéns pelo belo trabaho! Muito bem feito e bastante promissor. Percebi que todos ganharam com esse belo projeto.
Segui-lo-ei como exemplo para realizar o meu Diário de Campo do curso de Pedagogia, na UNINTER.
Postar um comentário