Rss

domingo, 28 de outubro de 2012

DIÁRIO DE CAMPO



Diário de Campo



PIBID GEOGRAFIA FAFIDAM

" A ESCOLA COMO LUGAR DE VIVÊNCIA: 
INOVAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA "


Coordenação

Maria Anezilany Gomes do Nascimento

Bolsistas

Adriana Lima Moreira
Aline de Sousa Maia
Cláudia Simone Lemos de Almeida
Diene Karine Maia
José Natanael Nunes Pereira de Lima
Jéssica Liana de Sousa
Lais Paula Barbosa
Layanne Suely Cavalcante Santana
Milena Oliveira Holanda
Monikarla Bezerra Chaves
Maria Valéria de Sousa Lima
Silvânia Maia de Sousa
Raianny Sara Ferreira da Silva
Railson Carlos Ferreira da Silva

Professoras Supervisoras

Maria Daniely Freire Guerra
Rosa Ely Baltazar da Costa


Escolas participantes

E.E.F.M. Arsênio Ferreira Maia
E.E.M. Lauro Rebouças de Oliveira



------------------------------------------------------------------



Introdução

Olá, este Diário de Campo constitui-se de relatos e reflexões das experiências e atividades realizadas pelo PIBID do curso de Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, campus da Universidade Estadual do Ceará – UECE, na cidade de Limoeiro do Norte - CE.
As atividades foram realizadas na Escola de Ensino Fundamental e Médio Arsênio Ferreira Maia e na Escola de Ensino Médio Lauro Rebouças de Oliveira, ambas localizadas na zona urbana da cidade de Limoeiro do Norte, Ceará.



------------------------------------------------------------------


Atividades do Subprojeto



Oficinas de Croquis



As Oficinas de Croquis ocorreram nos dias 17 e 19 de outubro de 2012 na Escola Arsênio Ferreira Maia e no dia 01 de novembro de 2012 na Escola Lauro Rebouças de Oliveira. Utilizando-se de suas apreensões sobre o entorno da escola, de imagens do Google Earth e orientações dos bolsistas e das professoras supervisoras, os alunos que participaram desta atividade retrataram em cartolinas os principais pontos existentes nas medições da escola.  O resultado foi a produção de três croquis onde os espaços retratados e pontos lembrados foram diversificados.
Essa atividade proporcionou um melhor reconhecimento cartográfico e observação de elementos importantes do cotidiano e da paisagem dos estudantes, pelos quais muitas vezes estes reconheceram passar desapercebidos.  Ao final, tivemos como resultados a produção de quatro Croquis diferentes, com representações cartografias de áreas do entorno da escola e do Centro da cidade. 
Um destaque especial para essa atividade foi o interesse que alguns alunos da Escola Arsênio Ferreira Maia tiveram em fazer um Croqui sobre sua comunidade. A sugestão foi acatada e um grupo de alunos fizeram a representação espacial da comunidade de Córrego de Areia, interior de Limoeiro do Norte.


  # Caminhadas de Reconhecimento

As Caminhadas de Reconhecimento foram realizadas nos dias 26 de outubro de 2012, no entorno da Escola Arsênio Ferreira Maia; 06 de novembro de 2012, na Comunidade de Córrego de Areia; e 08 de novembro de 2012 no entorno da Escola Lauro Rebouças de Oliveira.
Nesta atividade alunos e bolsistas percorreram os espaços cartografados nas Oficinas de Croquis. Os alunos estiveram a frente desta caminhada, mostrando os elementos e pontos que eles consideravam importantes na paisagem e lugares visitados.
Além de aguçar as percepções e capacidade de leitura espacial das potencialidades e problemáticas dos espaços do entorno das escolas, bem como da Comunidade Córrego de Areia, distante da sede, mas onde vivem grande parte dos alunos da Escola Arsênio Ferreira Maia envolvidos nas atividades do Subprojeto, essa atividade proporcionou um fortalecimento da aproximação dos licenciandos com os alunos e desses com as possibilidades de estudos e pesquisas da ciência geográfica.


 Rodas de Conversa

As Rodas de Conversa foram realizadas nos dias 06 de dezembro de 2012, na Escola Lauro Rebouças de Oliveira, e nos dias 04, 05, 11 e 13 de dezembro de 2012 na Escola Arsênio Ferreira Maia. Essa atividade teve como narradores alguns funcionários, ex-funcionários, professores e ex-alunos das escolas, que socializaram suas experiências e memórias relativas à história das escolas.

Nessa atividade ocorreu a exibição do documentário “Pelos Caminhos da Memória”, que retrata o processo de remoção dos moradores de Jaguaribara para a nova cidade. Ao passo que as falas dos narradores iam  recordando pontos importantes da história da escola, os bolsistas faziam a construção de uma linha do tempo.

Como trabalham com recordações e fatos históricos, as Rodas de Conversa é uma atividade longa e continua sendo realizada via entrevistas e pesquisas. Como produto final dessa atividade está sendo confeccionado dois documentários sobre a história das escolas.


FOFAs

As FOFAs (Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) foram realizadas entre os dias 31 de janeiro e 14 de fevereiro de 2013. Essas atividades buscaram fazer com que os alunos refletissem e construíssem visões críticas sobre temas do contexto local relacionando-os com o global.
Na Escola Arsênio Ferreira Maia os assuntos foram relacionados aos conteúdos que estavam sendo trabalhados nas aulas como solos, clima, indústria e agricultura. Assim, os alunos buscaram apontar as fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças presentes nos recursos naturais e nas atividades humanas, enfocando os impactos gerados pela ação humana ao meio ambiente.
Na Escola Lauro Rebouças de Oliveira as FOFAs tiveram como tema norteador a Região Nordeste, que seria o tema do PANELARTE 2013. Os alunos refletiram sobre as disparidades naturais e socioeconômicas existentes na região e para as influencias e estereótipos gerados pela mídia. Cultura, turismo, seca e prostituição foram alguns dos pontos refletidos pelos alunos e retratados em no Varal de Fotos e Notícias.


Oficinas de Conceitos Temáticos

Essa atividade teve como objetivo trabalhar os principais conceitos utilizados pela Geografia: Espaço, Lugar, Paisagem, Região e Território. Esses conceitos foram trabalhados em sala de aula durante os meses de Abril e Maio de 2013.
Cada aluno foi instigado a fazer um desenho que representasse um ou mais conceito de forma espontânea. A cada aula foi sendo trabalhado um conceito utilizando os desenhos dos alunos como suporte para a discussão. Os desenhos motivaram os alunos a irem montando os conceitos e vendo suas diferenças e similaridades, observando que alguns desenhos continham mais de um conceito, observando os múltiplos olhares que podem existir em um recorte espacial e a importância do contexto temporal na análise da transformação do espaço.


I Colóquio de Ensino de Geografia

 O I Colóquio de Ensino de Geografia foi realizado nos dias 20 e 21 de junho de 2013, na FAFIDAM. O objetivo do evento era possibilitar um espaço de reflexões e discussões sobre o ensino de Geografia, estágio supervisionado, formação de professores, produção de material didático e de metodologias de ensino-aprendizagem e sobre o papel do Estado no sistema educacional brasileiro.
O Evento também tinha como propósito a participação de professores e alunos da educação básica, buscando contribuir com uma maior proximidade entre os espaços de formação e atuação de professores, e assim permitir reflexões que juntam o vigor dos licenciandos com a experiência dos professores atuantes nas escolas, bem como se configurando como uma possibilidade de formação continuada para esses.
O I Colóquio de Ensino de Geografia estruturo-se de Mesas Redondas, Conferencia, Espaços de Diálogos e Grupos de Trabalho.


Oficinas de Cartilhas Temáticas

Essa atividade foi desenvolvida entre os meses de outubro e novembro de 2013. As cartilhas foram confeccionadas pelos alunos sob orientação dos bolsistas e das professoras supervisoras.
Na Escola Arsênio Ferreira Maia, os temas das cartilhas foram escolhidos de acordo com os conteúdos das aulas como: guerra fria, segunda guerra mundial e globalização. 
Já na Escola Lauro Rebouças de Oliveira, as cartilhas tiveram os seguintes temas: resíduos sólidos, fontes de energia, água e áreas verdes. Esses temas foram retirados do projeto “Jovem de Futuro”, que também acontece na escola.




------------------------------------------------------------------


Outras Atividades e Ações


Encontros Semanais – Quarta Sagrada

Desde o início das atividades do Subprojeto, em agosto de 2012, são realizados encontros com a finalidade de planejar e avaliar as atividades, ações e visitas que são realizadas nas escolas e na universidade, bem como, para realizar estudo de textos. Os encontros ocorriam nas quartas-feiras, carinhosamente apelidada de Quarta Sagrada, com a participação da coordenadora de área, dos professores supervisores e dos bolsistas.
Como resultados teve-se as reflexões sobre o agir e o caminhar das ações realizadas pelo programa, compartilhando contribuições e potencialidades individuais para o grupo e planejando e avaliando as ações, atividades desenvolvidas e a produção e socialização de materiais necessários para a divulgação e realização.
Além da Quarta Sagrada, ocorreram outros encontros, em horários alternativos e flexíveis, para o planejamento e realização de atividades complementares do Subprojeto, como produção de cartazes, logomarcas, manutenção do Blog, atualização do banco de imagens, produções acadêmicas, visitas as escolas, pesquisas, entrevistas, filmagens,  planejamento de atividades, dentre outros.


Apresentações e lançamentos do Subprojeto nas Escolas

Nos dias 11 e 17 de setembro de 2012, foi realizado respectivamente nas escolas Arsênio Ferreira Maia e Lauro Rebouças de Oliveira, a apresentação do Subprojeto PIBID Geografia FAFIDAM, da coordenação de área, das professoras supervisoras e dos bolsistas, para ao núcleo gestor e o quadro de professores. O objetivo era socializar e discutir as atividades, os objetivos e as metas do Subprojeto.
Já nos dias 11 de outubro de 2012 na Escola Arsênio Ferreira Maia e no dia 17 de outubro na Escola Lauro Rebouças de Oliveira, ocorreu o lançamento do Subprojeto para toda a comunidade escolar. Além da apresentação formal do Subprojeto, seus objetivos e atividades propostas, foi realizada uma apresentação teatral e uma ciranda explicando o sentido das rodas de conversa, da memória e do trabalho em grupo. Iniciaram-se na oportunidade as inscrições das primeiras atividades que seriam realizadas.


Feiras de Ciências

As duas escolas participantes do Subprojeto PIBID Geografia FAFIDAM realizam anualmente suas Feiras de Ciência. Em 2012 e 2013 o PIBID Geografia FAFIDAM esteve presente nessas feiras. Além da participação como ouvintes e observadores, alguns bolsistas participaram como avaliadores dos trabalhos.
A Feira de Ciências da Escola Lauro Rebouças de Oliveira ocorreu no dia 19 de outubro de 2012. Já a da Escola Arsênio Ferreira Maia, foi realizada no dia 29 de dezembro de 2012. A participação dos bolsistas em eventos nas Escolas se mostraram de suma importância para a interação desses com a escola, professores e alunos.


Diagnóstico Escolar, Plataforma Moodle/UECE, Formulário e Relatório CAPES

Como todo projeto de extensão e formação, o PIBID possui um conjunto de formulários a serem preenchidos. Uma forma de prestação de contas, mas também de conhecimento dos espaços de atuação e de reflexão das ações realizadas.
O Diagnóstico Escolar foi realizado logo no inicio das atividades e teve grande importância para a introdução dos licenciandos nas escolas e bem como no contato com a dinâmica institucional delas.
O Relatório Parcial de Atividades da CAPES foi realizado no fim do primeiro semestre do Subprojeto e foi importante para a reflexão das atividades realizadas e do desempenho do Subprojeto para a Escola, as Professoras Supervisoras, Orientadora e para os Bolsistas.
Ao final do edital 2012/13, foi produzido o relatório final com a descrição das atividades realizadas, seus objetivos alcançados e suas contribuições para a escola e a universidade e para os professores e os bolsistas. 


PANELARTE

O PANELARTE é um evento realizado anualmente pela Escola Lauro Rebouças de Oliveira com o objetivo de reunir a comunidade em torno de trabalhos e apresentações realizados pelos alunos da escola. Cada edição o PANELARTE possui um tema que retrata alguma personalidade, fato ou momento cultural da Região.
Em 2013 o PANELARTE ocorreu no mês de janeiro e com o tema “Nordeste cantado por Luiz e amado por Jorge”, teve seus trabalhos voltados para o centenário e as obras de dois grandes artistas nordestinos: Luiz Gonzaga e Jorge Amado.
O PIBID Geografia FAFIDAM participou ativamente desta edição do evento com a criação de uma Feira Nordestina, produzida com a ajuda dos alunos que pesquisaram e trouxeram elementos da cultura regional e local para compor a feira. Além da Feira, também foi exposto um Varal de Fotos e Notícias, feito pelos alunos das turmas de primeiro ano da escola como resultado das FOFAS.


Vivencia nas Escolas e observação das aulas

Desde que as atividades do PIBID Geografia FAFIDAM se iniciaram, os 14 bolsistas passaram a frequentar as Escolas diariamente. Inicialmente as visitas eram para observar os variados espaços e usos das Escolas, as relações dos alunos entre si e com os professores, e para pesquisar dados institucionais. Depois iniciou-se as observações das aulas e posteriormente a realização das atividades.
Tendo ido além da sala de aula como campo de atuação e vivencia na Escola, os bolsistas criam afinidades com o espaço, alunos, professores e funcionários das Escolas, entrando, assim, mais profundamente na dinâmica real da vida docente.


O Blog

O Blog do PIBID Geografia FAFIDAM é uma ferramenta de divulgação do Subprojeto e das suas atividades. O Blog conta com apresentação das escolas, bolsistas e professores participantes do Subprojeto, lista e detalhes das atividades desenvolvidas nas escolas, calendário de eventos relacionados a Geografia e a educação e ao ensino em geral, indicações de filmes, fotos e outras informações do PIBID Geografia FAFIDAM.
O Blog também foi uma importante ferramenta para o I Colóquio de Ensino de Geografia, onde, além de divulga-lo também era o canal de realização de inscrições on-line no evento.




------------------------------------------------------------------



Participação em Eventos e Produções Acadêmicas


XVII Semana Universitária da UECE (2012)
IX Semana de História da FAFIDAM - III Simpósio de Estudos Históricos da FAFIDAM (2012)
PRODOCÊNCIA (2012 – 2013)
I Colóquio de Ensino de Geografia (2013)
XII ENPEG (2013)
XVIII Semana Universitária da UECE (2013)





------------------------------------------------------------------


4 comentários:

elaine disse...

Muito bacana este projeto, aproveito para dizer que pretendo utilizar esse modelo de diário de campo em um projeto do curso de Sociologia em que estou inserido.

Obrigado,

Fernando Túlio - aluno do curso de Sociologia da Uninter na cidade de Ipatinga - MG

Unknown disse...

obrigado issuh me ajudou muito pra elaboa meu diário de campo

Anônimo disse...

Sou a favor da narrativa em primeira pessoa, porque o texto na terceira pessoa é, ao meu ver, pelo menos aqueles que tenho visto aos montes por aí, extremamente superficial. Enche-se páginas e paginas de relatos sem dizer nada objetivamente. São textos muito pobres do ponto de vista da informação, textos sem detalhes, sem identidade, sem a marca de quem escreveu... quem leu um, leu todos. Lamentavelmente, se pede o texto na terceira pessoa para todos os trabalhos acadêmicos, como via de regra. Ao meu ver, perde-se com isso o que é mais importante: a descrição das impressões pessoais de quem viveu a experiencia em campo. É o que eu penso.

Unknown disse...

Parabéns pelo belo trabaho! Muito bem feito e bastante promissor. Percebi que todos ganharam com esse belo projeto.
Segui-lo-ei como exemplo para realizar o meu Diário de Campo do curso de Pedagogia, na UNINTER.

Postar um comentário