Rss

terça-feira, 19 de setembro de 2017

III Colóquio de Ensino de Geografia - Out. de 2017


   


O evento 


       As reflexões sobre como a escola, às práticas didático-pedagógicas e o ensino de Geografia frente as novas dinâmicas e demandas sociais, estruturais, tecnológicas e culturais que acompanham a implantação da reforma do ensino médio e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que motivaram o Grupo do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de Geografia da FAFIDAM (Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos) a organizar o  III Colóquio de Ensino de Geografia da FAFIDAM com o tema: “Formação de Professores e a Reforma do Ensino Médio: desafios e perspectivas” e que realizar-se-á entre os dias 17 a 19 de outubro de 2017.

        O temário, bem como todo o evento, é um chamado a refletirmos sobre como as transformações na educação, na escola e na formação do professor vem se realizando diante das novas diretrizes para o ensino médio implementadas pelo atual governo, assinalada pela desvalorização das ciências humanas, dos profissionais que atuam nesta área e o aprofundamento de problemas e a cada vez maior carga de responsabilidade atribuídas a escola. Esses dilemas nos levam a questionar como a escola se estrutura diante das velozes transformações advindas da Reforma do ensino médio? Como a universidade prepara o professor para atuar neste novo modelo de ensino? Qual o contexto que a geografia aparece no novo ensino médio?  

       Espera-se que o Colóquio possibilite a formação de espaços de reflexão sobre os desafios da formação do professor, o ensino de geografia, a reforma do ensino médio e sua interface com a Educação na região e oportunize a socialização de experiências de atuação dos profissionais desta área, na região de abrangência do Curso de Geografia da FAFIDAM/UECE. 



Programação*


*Clique na imagem para ampliar


Inscrições


Buscando facilitar a inscrição dos participantes, esse ano as inscrições poderão ser efetuadas de duas formas. A primeira pelo preenchimento de um formulário online e a segunda forma, mais tradicional, poderá ser feita presencialmente na FAFIDAM. Aqueles que optarem pela inscrição online deverão informar, em campo específico, a forma de pagamento, que poderá ser por depósito bancário ou presencialmente na FAFIDAM.


  • Período de inscrições: de 19 de setembro a 17 de outubro.
  • Valores: variam de R$ 10,00 a R$ 15,00 conforme a tabela a seguir:


*Clique na imagem para ampliar





Para mais informações


Contato: coloquiogeografiafafidam@gmail.com